A Aliança Francesa

    A Aliança Francesa está presente no Brasil há mais de 125 anos. Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.
    Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países.
    Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.
    Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário.
    Atualmente a rede conta com 36 associações e 9 centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros.
    Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro. Atualmente, o responsável pela Delegação geral no Brasil é o Sr. Jean-Paul Lefèvre, nomeado pela Fondation Alliance Française.
    As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil). Esta, atualmente sob a presidência do Sr. Nelson Tadeu Pasotti Pereira, Presidente da Aliança Francesa do Grande ABC, proporcionará a possibilidade de reforçar a parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Fondation Alliance Française.
    A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 135 países, onde estudam cerca de 490.000 pessoas.
    Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Fondation Alliance française, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris), que é a proprietária da marca "Aliança Francesa".

Fonte: http://www.aliancafrancesabrasil.com.br